quarta-feira, 28 de março de 2012

Minha vigésima primeira semana na Australia: Here Comes The Sun!


(Brisbane – Queensland)



Diário de bordo 21


E não é que a semana começou com coisas novas pra contar mesmo. E não…não era o tempo, pois nada tinha mudado ou dava caras de que iria mudar. Mas, recebemos uma nova moradora na casa, uma paulista com cara de mineira, pois chegou toda calma e com uma fala bem mansa, mas com um sotaque tipicamente paulista. A Graciane veio pra casa para ser a segunda membro mulher e fazer um pouco de companhia pra Jéssica que estava no meio de 5 homens. Hahaha!
Como na semana anterior já havia aplicado meus documentos e todas as informações necessárias para a imigração, eu estava ansioso pra poder receber uma resposta e a cada som de nova mensagem na minha caixa de e-mail eu corria pra saber o que era. No final da tarde, recebi a resposta. Eram mais precisamente 16h50 quando li e vi que eles estava querendo me dar visto de 1 ano, ou seja, até março do ano que vem. “NÃO!” Pensei. Final do ano quero estar com minha família e passar as festas de final do ano no Brasil. Daí a imigração me pediu uma correção de dados referente a suporte financeiro, para comprovar que eu tinha condições de me manter aqui por tempo suficiente, pelo menos pelo temp que eu estava querendo.
Como meu visto já estava quase pra expirar (dia 24/03), eu precisava ter enviado minhas informações o quanto antes mesmo, pois a imigração permite que o estrangeiro permaneça na Austrália por tempo indeterminado enquanto estas informações estão sendo analisadas e mesmo que eu tenha que continuar corrigindo as informações, até o veredicto final deles. A cada nova resposta que me dão, caso eu tenha que fazer alguma correção, eu tenho 28 dias pra poder responder. Caso isso não ocorra, eu sou “convidado a me retirar do país”, pois eu passaria a ser um ilegal por aqui.
Após o vencimento do visto chamado student visa, eu vou entrar em um outro que se chama bridging visa, que é como se fosse um “visto de ponte”, só enquanto ainda estou em trâmite com a imigração. Mas, não posso sair do país sem uma autorização. Enquanto isso, vou ficando até eles resolverem minha vida aqui.
No dia seguinte, acordei um pouco ansioso e preocupado, dessa vez com minha mãe. O problema de estar longe de casa é que quando coisas importantes acontecem você não tem a opção de pegar um carro e estar perto, como assim que você quisesse fazer isso. Minha mãe estava pra fazer uma cirurgia e eu aqui, do outro lado do planeta, há 13 horas de diferença… Portanto, após termos conversado na noite anterior, eu havia prometido a ela que iria emu ma igreja e rezaria pra dar tudo certo. Como ela sempre vivia me pedindo pra ir na igreja, resolvi sair sozinho e procurar. Na verdade achei várias igrejas, mas várias delas fechadas. Até que em uma delas tinham dois senhores conversando em um jardim pertencente a igreja e perguntei se esta era católica e se tinha alguma igreja aberta por aquela hora, entre 16h e 17h. Na verdade acabei descobrindo que no centro da cidade só tinha uma igreja católica e que sim, estava aberta. Após ter rodado 1 hora procurando de igreja em igreja, achei a que eu precisava. Linda por dentro e por fora, toda de pedra. Lá dentro tinha alguém tocando um órgão de tubos, o que me inspirou pra praticar um pouco a minha espiritualidade.
Saí de lá renovado e confiante de que tudo daria certo pra ela.
Mas a noite, fiquei de ir com a Jéssica na festa de despedida de uma das melhores amigas dela, a Laura. Uma australiana maluquinha que não ligava pra opinião alheia e que prometeu fazer uma festa de despedida bem louca. Bom, era meu dia de folga mesmo e eu havia prometido pra elas que eu iria.
Sabe aquelas festas que a gente vê em filmes, quando tiram a mobilia e mesmo assim o espaço fica apertado devido a quantidade de pessoas? Foi mais ou menos assim. Mas a casa era pequena mesmo. Num espaço de apenas 25 m2 tinham mais ou menos umas 30 pessoas. Todo mundo pintado e apesar de ter várias nacionalidades, a maioria era australiano. O melhor foi me ver naquele meio junto com a Jéssica e o Jorik, que também foi e se divertiu pra caramba. Tanto que quase se esqueceu de voltar pra casa pra ir trabalhar cedo na manhã seguinte. Hahaha! Achei muito legal estar ali, pois foi a primeira festa nativa que participei. E realmente, eles bebem muito. Até caírem no chão. Legal foi ver que mesmo com barulho e muita gente diferente, consegui me comunicar super bem com todos eles. Quero mais amizades com Australianos, pois além de saberem organizar festas, são completamente loucos e quando você os conhece através de outros autralianos, são super bacanas!
Quarta-feira eu acordo com o compromisso de encontrar a Soledade e sua amiga que está pra mudar pra Brisbane. A Sole é, na verdade, amiga de uma amiga minha que só a conheci pelo facebook até então. A Rafaela é que veio me dizer há um mês atrás que tinha uma amiga aqui e que a gente tinha que se encontrar. Então, como a Sole estava em Brisbane pra poder ajudar a amiga a distribuir os primeiros currículos, a fim de já vir pra cá com meio caminho andado, combinamos de almoçarmos, nos conhecermos e falar um poucos sobre Brisbane.
Ao final do almoço, como vi que nenhuma delas conhecia nada daqui, já que moram em Mooloolaba que fica em Sunshine Coast, resolvi tentar ajudar um pouco mais. Antes de nos despedirmos, a Haryella, amiga da Sole, decidiu que quer ficar com a última vaga que temos na casa. Bom pra ela, pois vai ser um problema a menos pra se preocupar e bom pra gente da casa, que teremos uma mulher a mais, o que vai dar uma equilibrada, e ainda preencheremos o quarto vago.
Em seguida fui na loja onde comprei minha máquina fotográfica, pois havia recebido uma ligação de um dos atendentes dizendo que ela já estava pronta pra ser entregue novamente. Lembra quando eu mencionei que eu ia comprar uma máquina fotográfica? Então, isso foi em novembro. Comprei a máquina e um mês atrás ela deu um problema. Pra ser bem sincero, eu só comprei essa máquina pois era uma Nikon. Pra quem não sabe, Nikon é uma das melhores marcas de máquinas fotográficas que existe. Mas não comprei daquelas que tem grandes lentres, estilo profissional. Comprei uma compacta que é à prova d’água, com a intenção de ir fazer mergulho na barreira de corais e tirar fotos lá em baixo. Então, uma máquina dessa marca dar um problema com menos de 6 meses, só podia ter algo errado. Tanto tinha, que a Nikon resolveu me dar outra. Zerada. Vou testar em breve. Ponto pra mim. Sugestão: Nunca compre porcarias. Comprei coisa boa, reconheceram o erro e o defeito (que por sinal disseram que nunca tinham visto antes) e me deram outra novinha.
Na sequência, como o tempo tinha dado uma melhorada de leve, mas ainda continuava bem nublado, resolvi ir pra Gold Coast encontrar meu amigo César Benitez e conhecer a sua namorada que veio passar uma temporada com ele. Peguei o trem e em 1h30 eu estava lá. Foi ótimo sair um pouco de Brisbane, desse tempo que estava me deixando quase louco pois não está dando pra fazer nada, e dar uma caminhada na praia antes de sentar e tomar umas com meu grande amigo.
Passamos o final da tarde e o princípio da noite conversando e tomando umas. Combinamos que na próxima semana eu estaria lá novamente para sair com eles. Fui chegar novamente em Brisbane só às 23h, e como parei na central, tentei ir direto no Down Under pra ouvir uma boa música ao vivo. Mas…não estavam deixando mais homens entrar. Acredito que já tinha muito marmanjo lá dentro. Melhor pra mim, salvei dinheiro e resolvi passar na casa de uns outros brothers: Rodrigo, Gabriel e Bruno, galera do 113. Passei pra bater um papo antes de ir embora.
Voltando pra casa fiquei pensando em como aqui realmente é seguro. Fiquei conversando com os caras até as 3h da madrugada e moro a 20 minutos da casa deles. No Brasil a essa hora da madrugada não tem como andar se sentindo seguro e aqui já me acostumei. Não encontrei ninguém no meu caminho e só alguns carros passavam. Ruas desertas e mesmo assim super seguro. Você se sente tranquilo, sem medo nem neuras. Fico só com um pouco de receio quando eu voltar e estranhar não ter essa segurança novamente.
Na quinta-feira, como o tempo piorou novamente, fiquei um bom tempo em casa. Quando de repente recebi uma mensagem do Rob, amigo da Juliana, minha amiga que mora em Sydney. Ele veio me dizer que bem provável vai ter um trabalho pra mim por lá e que aguarda nova oportunidade pra gente se falar e conversarmos sobre negócios. Poxa…deu uma animada legal! Pois na mesma hora me vi indo pra Sydney e trabalhando por lá na minha área de conhecimento. Na verdade seria muita mais uma experiência e aprendizado do que qualquer outra coisa. Mas isso me encheu de ânimo pois ficar por aqui até o final do ano longe da família e melhores amigos não vai ser nada fácil. Então…torcer agora pro trabalho sair mesmo! Aee!!!
Fiquei tão animado que até resolvi sair com a Velma, que tinha me chamado mais cedo. Até não gosto muito do The Victory não. Principalmente na parte fechada, quando começam a colocar todo mundo pra dentro por causa do barulho da parte aberta, mas até que foi divertido. E no final, voltando com Sophian, Marisa, Velma e o Coreano que nunca me lembro o nome, acabei ajudando um australiano a atravessar a rua, pois estava mais louco que o Batman de bêbado e o cara foi seguindo a gente até o ultimo ir embora. Acho que ele não chegou em casa até hoje.
Na sexta eu já havia conseguido todos os meus documentos necessarios para responder à imigração. Graças a ajuda do meu pai e do meu primo Marcelo. Documento enviado e agora a segunda parte da ansiedade, aguardando a imigração eviar o segundo retorno.
Ahh....e só pra me sacanear de vez, o tempo resolve dar uma melhorada e o sol aparece novamente. AGORA! DEPOIS QUE O VERÃO ACABOU??? MUITÍSSIMO OBRIGADO! Mas...tudo bem. Acho que vai estar bom pra semana que vem e eu vou poder aproveitar na minha folga.
Após o trabalho de sexta, resolvi que eu ia pro Valley tentar encontrar o pessoal que tinha saído mais cedo. Eu só acabei meu trabalho às 2h da madruga. Mas com eu já estava no traje pra sair, pois eu tinha ido trabalhar de chapéu, camisa social preta, gravata preta, calça preta, colete e sapato preto, eu já estava achando que era australiano, pois todos se vestem como querem aqui e f**da-se moda. Na hora que cheguei no Valley, não dava pra entrar em quase nenhum lugar mais. Então, sentei com alguns amigos em um bar e ficamos bebendo algumas até o sol aparecer, uma vez que não vimos o sol raiar e ficamos rindo das pessoas por lá.
Como cheguei muito tarde em casa, dormi e só fui acordar muito tarde. Foi a conta de acordar, comer alguma coisa e trabalhar de novo. No sábado eu não era ninguém. Final da noite….cama!!! Pois no domingo seria a mesmíssima coisa.
A única diferença do domingo foi que no final da noite, enquanto eu fazia algo pra comer, tive uma reunião em família pelo skype, pois estavam todos na casa dos meus pais e pude falar com todo mundo. Meus irmãos, meu cunhado e meus pais. Saudade enorme de todos eles!
Semana que vem tem mais.

See you!

4 comentários:

  1. amei sua semana!!!!!!!!! bjo, Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sempre alguma coisa interessante acontecendo, né?! Rs! Beijão, Ga!

      Excluir
  2. Maria Cláudia Senna2 de abril de 2012 às 03:50

    Renatinho, vi umas fotos por aí da reunião em família! rs... divirta-se e aprenda muito por aí, tá? Por aqui, enxergamos só vultos hein... hehehe... beijoooooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha....rachei de rir da sua filosofia aqui, Maria Cláudia. Pode deixar que não vou desaparecer não, viu. Um dia eu to de volta. Beijo!

      Excluir