quinta-feira, 1 de março de 2012

Minha nona semana na Australia: Férias, Festas e Sydney.



(Sydney – New South Wales)

Diário de bordo 9

Após uma excelente festa de Natal na casa da Juliana De Paula e com seus amigos incríveis,  depois de termos bebidos mais três garrafas de vinho, sendo que uma delas era do Rob e ele disse que custou uns 200 dólares (o Rob deixou lá e eu a Ju tomamos!), após termos falado com meus familiares e com minha vozinha de 96 anos que é bunitinha pra caramba, acordamos às 12h30 pra podermos estar às 14h na Marina de Darling Point e pegar o barco que o amigo da Ju arranjou pra gente passear pela baía de Sydney. Foi maravilhoso o passeio. Poxa…imagina! Chegar em Sydney numa sexta; tempo mais ou menos; levar o sol pra cidade; ter uma festa de natal irada; e no domingo ter um solzão rachando e passear no estilo de Bacana??? Po…eu tava tirando onda. Hahaha! Ficamos o dia todo no mar. Nadamos num local seguro, apesar de ter visto várias águas vivas, pulamos do alto do barco, comemos uma excelente comida que o Pedro levou pra galera…enfim, só voltamos às dez horas da noite pra casa. O que aconteceu? Levamos uma parte da galera pra casa da Ju e extendemos o Natal. Bom pra caramba!
No final da noite, o Cris, amigo da Ju e capitão do barco, me fez uma oferta pra trabalhar na segunda, junto com ele, no mesmo barco, pra poder servir uma galera que havia locado o barco pra usar no dia 26 de dezembro numa corrida de veleiros que ia rolar na baía de Sydney, pagando $200 dólares por apenas 5 horas de trabalho. PUTZ!!! Animei na hora. Mas realmente….foi só na hora mesmo. Pois na segunda-feira eu já estava destruído. Tanto que não consegui acordar na hora certa. Acordei com o Cris batendo na porta do meu quarto chamando por um tal de Roberto. Hahahaha!!! Tá bom! Sei que meu nome não é fácil de pronunciar em ingles, mas mudar pra Roberto??? Foi foda! Acordei rindo, né?! Enfim, acabei não indo. Tava de holiday mesmo, daí resolve relaxar, já que não havia descansado o suficiente desde que cheguei em Sydney.
Acordei e como o tempo não estava tão bom quanto no final de semana, resolvi só dar uma volta pela vizinhança e conhecer ali por perto. Ao final do dia, voltei pra jantar no Pub onde a Ju trabalha pra poder trocarmos umas idéias e conversarmos um pouco em portugues.
Não sei se havia mencionado antes, mas fiz uma amizade muito bacana com uma pessoa muito querida. Estou falando da Aline Severo. A gente se conheceu no caminho pra Australia. Mais especificamente dentro do avião. Daí, ela ficou em Sydney e eu Brisbane, mas a gente sempre manteve contato e parece que a gente já era amigo há um tempão. Bom…assim sendo, como eu estava em Sydney, já havia falado com ela que eu estaria por lá e a gente combinou de dar uma volta no centro da cidade e ela me levou para alguns pontos turísticos por lá. Na verdade não sei bem que levou quem, pois acho que eu sabia me localizar melhor que ela, sem contar que ela ainda não tinha ido em outros lugares que acabamos entrando. Hahaha!!! Antes de chegarmos na Opera House, entramos por um lugar que ela não havia entrado ainda. Era o Government House. Parece um castelo mas com uma arquitetura bem diferente. Uma área enorme e já tinha uma galera preparando algumas coisas para a virada do ano. Provavelmente para pessoas do meio politico e convidados, pois tem uma vista fenomenal para o principal ponto turístico de Sydney e cartão postal carimbado da Austrália. Fiquei impressionado com a Opera House. Achei que o acabamento exterior fosse com algum tipo de metal, mas é tipo um azulejo porcelanado, sei lá. Muito bonito. E como era final de ano, estava lotadásso de gente por lá. Demos uma volta por Darling Harbour, tiramos umas fotos da ponte (detalhe: não fui na ponte), passeamos pelo The Rocks, que é o “bairro”, pois não é bem um bairro, mais antigo de Sydney. Região portuária, ou seja, nunca é legal (mas hoje é interessantíssimo e super bem frequentado), inclusive no século XIX, pois quem andava por lá eram só prostitutas, comerciantes ilegais, mafiosos e forasteiros sem rumo e foragidos de seus países. Mas é muito legal andar pelas ruelas do local. Pelo lado de fora nem parece que tem tanta ruazinha lá dentro, que foram transformadas em lojas e restaurantes. Passamos também pelo Hyde Park e vi, por fora pois estava fechado, o memorial de Guerra, feito em homenagem aos australianos que lutaram e morreram nas Guerras Mundiais. Resolvemos ficar por ali mesmo no centro da cidade e continuar o papo, pois a companhia foi agradabilíssima. E realmente, parece que a gente já era amigo há muito tempo.
No dia seguinte, quarta-feira, o dia não amanheceu muito bacana, mas antes de 11h já estava um sol de rachar, sem núvens no céu e a amiga da Ju, a Kate McBride, tinha prometido me levar pra Bondi Beach ou Manly Beach. Mas…furou. Daí, resolve dar mais uma volta na cidade, após o almoço pois tentei ir na torre com vista 360 graus da cidade. Mas….cheguei lá e o elevador estava em manutenção. Bacana! Bora andar mais. Daí, para o orgulho da minha mãe, entrei numa igreja. E rezei! Primeiramente gostaria de ressaltar que é uma Catedral maravilhosa. Gosto muito do estilo de construção de igreja igual esta foi construída. Dentro então, cheio de vitrais e muitos detalhes. Bonita de mais. Sentei no meu canto, atrás do altar, de frente pra um outro altar, me ajoelhei e rezei. Sozinho. Chorei. Agradeci por estar vivendo uma experiência maravilhosa, por ter a oportunidade de estar aqui, mesmo com saudade dos amigos e principalmente da família, por estar faz fazendo amizades incríveis, por poder estar perto de uma pessoa tão bacana e que me deu vários conselhos (Ju), pelo prêmio que ganhei na escola, enfim…agradeci por tudo. E só agradeci. Não pedi nada pro ano novo. Não pra mim. Mas o que pedi vai ficar só entre mim e Ele. Afinal de contas, as coisas não acontecem por acaso e eu estou aqui por algum motivo. Papai do céu tem sido muito bom comigo!
Após meu momento de meditação e reflexao, fui dar um pulo no Royal Botânic Garden pra conhecer por lá. Um parque belíssimo e com muito, mas muito verde. Galera fazendo pique-nique, tomando sol, tomando vinho…um astral muito legal. Mas tive que ir embora correndo pois a Kate tinha marcado um jantar com os pais delas e tinha convidado a mim e a Ju pra podermos ir. Que família bacana! O pai da Kate tem um humor muito britânico. Umas tiradas muito engraçadas. E uma comida deliciosa preparada pela mãe dela que é um doce de pessoa. Foi legal poder conhecer uma típica família Australiana, num bairro típico de família Australiana, com amigos Australianos. Pratiquei ingles pra caramba. Ponto pra mim!
Como a quarta-feira tinha feito um sol sensacional, eu e a Kate marcamos de novo de ir pra Bondi Beach, torcendo pra estar um dia igualzinho. Mas…acordamos e estava bem nublado. Não importa. Fomos mesmo assim. A praia é pequena, mas muito massa! Mas não fomos pra ficar na praia. Fomos pra fazer exercício. De férias, eu vou fazer exercício? Que nada eu só tava pra passeio. A Kate ainda levou o cachorro de uma amiga e fizemos uma caminhada de uns 5km ida e volta, pois passamos por mais de uma praia nesta costa de Sydney: Bondi, Tamarama e Bronte Beach. Daí fiquei sabendo também onde é o reduto da Brasileirada em Sydney, pois me disseram que em Bondi e Bondi Junction fica a maior comunidade Brasileira por lá. À noite, eu Ju e o Ben, fomos pra casa da Ju pra tocar violao. Ficamos até 2 horas da manhã nessa toada.
Sexta eu marquei com a Aline novamente da gente ir pra Manly Beach, pois disseram pra mim que eu tinha que ir lá de qualquer jeito. Bom, então fui do jeito tradicional: ferry boat pra ir e voltar. Trajeto sensacional! Penúltimo dia do ano. Resultado: PRAIA LOTADA. Até topless eu vi. Sempre bom ver essas coisas antes do ano acabar, né?! Bom…eu gosto!
Sexta à noite, quando voltei pra Doble Bay, o bairro onde a Ju mora, fui direto pro Pub pra encontrá-la, pois ela já tava igual uma louca me chamando pra tomar uma com ela. Daí, ao invés de irmos pra casa e descansar, acabamos indo pra um outro pub, ao lado de onde ela trabalha e ela ficou me apresentando pra todo mundo como jogador de futebol no Brasil. Ainda mais que eu estava usando minha camisa amarela da seleção e com o meu nome atrás. Hahaha!!! Foi hilario. Até cerveja eu ganhei. Hahaha!!!
No ultimo dia do ano, resolvemos ficar mais de boa e descansar pra poder estarmos bem pra virada, uma vez que a Ju me contou que a gente ia pra 2 festas: uma pra ver os fogos e outra pra curtir a noite.
A virada foi expetacular! Os fogos mais bonitos que já vi até hoje. Legal foi pensar que eu já estava em 2012 e a galera no Brasil ainda estava em 2011. Po…mó futuro ai! SEJAM BEM VINDOS À 2012 MOÇADA!!! Cheguei primeiro!!! Hahaha!
Quando fomos pra outra festa, percebi que já estava meio vazio. Eram apenas 2h da manhã! Às 3h mais vazio ainda. Às 4h colocaram a gente pra fora e desligaram o som. Não necessariamente nesta ordem. Mas daí, fiquei com saudades das festas no Brasil onde a gente pode curtir até o dia seguinte. Mas tava boa! Tava tão boa que domingo eu e a Ju só queríamos ficar de bobeira em casa, comendo, conversando em portugues e ela tentando me fazer ficar mais tempo em Sydney. Falamos tanto portugues, que ela achou ótimo, pois há muito ela não ouvia determinadas expressões ou frases como: “cê bobo sô?”, “nó…to empanturrado”, ”relaxa, já dei um peteleco na aranha”, “esse negócio que só fica roçano…”, “tá tranquilo, tá anotado no papelzin”, “isso aí é pa di noite?”, “tem base? má num tem mess” …dentre outras em que cada vez que eu falava alguma coisa ela dava gargalhadas.
Tomei coragem e fui fazer minhas malas pra poder ir embora na segunda cedo, conforme estava agendado. Acordei, despedi da Ju e às 8h30 eu já estava no aeroporto, pois o vôo era às 9h30. Enfrentei 20 minutos de fila no check-in e quando fui faze-lo, a moça despachou minha mala e me perguntou: “O senhor vai ficar até mais tarde no aeroporto?” Não entendi, né?! “O senhor quer esperar ou quer ir agora pela manhã?” Mas eu tinha certeza que e vôo era pra de manhã. “Não, senhor. Seu vôo é às 9h30PM.” Fé da p*** desse tal de AM e PM!!!! Nem tinha reparado e estava jurando que eu ia embora cedo. Bom….resolvi tomar um café no aeroporto, ligar pra Ju e voltar pro Pub, pois ela já estava a caminho do trabalho. Voltei, almocei, passei o dia de novo em Double Bay, pra só depois voltar pro aeroporto. Ai ai ai!!! Isso tinha mesmo que acontecer....acho que foi Sydney que não queria que eu fosse embora. Ou praga da Ju. Rs!
Como essa foi minha primeira vez que passei o natal longe da minha família e o ano novo sem os amigos, não poderia ter tido companhia melhor pra poder passar esses 10 dias de férias das aulas. A Ju é uma pessoa fantástica e merece tudo de melhor no mundo! Um pedacinho da minha terra aqui na Australia e a gente pôde se divertir bastante. Foi ótimo!
Daí, chego em Brisbane e meus amigos da Browns me chamam pra poder encontrar com eles num bar e contar um pouco do que aconteceu por Sydney. Só fui porque estava faminto e sabia que não tinha nada pra comer em casa. Chegando lá a primeira coisa que o Cesar Benitez me fala quando me vê foi: “Ei amigo!! Você precisa cortar este cabelo!”
É…acho que era minha primeira meta do ano.

See you!

Nenhum comentário:

Postar um comentário