quinta-feira, 8 de março de 2012

Minha décima quinta semana na Australia: Dividindo a Casa


(Brisbane – Queensland)

Diário de bordo 15

Assim que foi pra aula e tive o meu interval de almoço, fui surpreendido com uma notícia, no mínimo, chata: o dono da casa onde moro vendeu a casa. Exato! Logo pensei: “vou ter que me mudar novamente”.
Aqui na Australia as leis para quem aluga não são protecionistas como no Brasil. Digo pelo fato de que se você está alugando você tem a preferência para comprar a casa, caso o dono queira vender. Aqui não… não querem nem saber de você. Você que se manifeste. Sendo assim, o dono vendeu, sem falar nada pro responsável pelo contrato de aluguél da casa. Vendeu e pronto.
Mas, como nada estava certo ainda, haveria a possibilidade de permanecermos na casa. Só que o que realmente aconteceu foi que o novo dono resolveu ficar com a parte de baixo da casa. A única parte onde todos nós aqui temos mais conforto e nosso momento de descontração, pois é uma sala de jantar conjugada com sala de TV e cozinha. Tudo junto. Mais um banheiro e um quarto. Enorme. E agora a gente teria que ficar só com o primeiro andar, no nível da rua, onde só tem os quartos. Poxa…seria complicado sem cozinha e sem poder usar a lavanderia. Solução encontrada. O novo dono construiria uma nova cozinha num pequeno cômodo que temos ao lado da varanda. E nossa nova sala de TV seria logo na entrada, bem apertada. Putz!!! Enfim, essas coisas acontecem. Vamos esperar pra ver se a galera vai querer ficar na casa e o que vai rolar com as construções previstas.
Bom…as coisas continuaram…
Na terça-feira a namorada do Ferhat, Bahar, entrou em contato comigo pelo facebook pra poder gravar um video pra ele mandando uma mensagem de aniversário, pois na sexta-feira próxima seria o seu aniversário. Achei muito bacana da parte dela, e como o Ferhat é um cara que gosto pra caramba, faria isso com o maior prazer. Daí, no dia seguinte ela se escondeu no banheiro da escolar pra ele não encontrá-la por lá; e assim que ele foi embora eu liguei pra ela e fizemos a gravação. Até turco eu falei. Hahaha!!! Mas achei uma surpresa muito legal, inclusive porque ela tinha conseguido um depoimento dos familiares dele lá na Turquia. Muito massa! Estar longe de casa e passar seu aniversário longe dos melhores amigos e familiares não deve ser fácil. Por isso, como já disse que aqui as coisas se tornam mais à flor da pele e ou você gosta da pessoa ou não gosta de jeito nenhum, acabamos fazendo amizades verdadeiras por aqui também. Por isso, nos apegamos aos amigos próximos para contar novidades, tristesas e, o melhor, os momentos de alegrias. A Bahar teve muito a mãnha de fazer esta surpresa pro Ferhat.
Quando já estamos em convivência com língua por algum tempo, começamos a entender melhor o que os nativos estão falando. Sendo assim, sempre que posso paro na rua pra conversar com o pessoal do Greenpeace, Anistia Internacional, dentre vários outros que estão sempre na rua querendo atenção da galera pra ajudar alguma causa. É uma ótima maneira de praticar o ingles. Sério. Eu recomendo. Sem contar que podemos dar boas risadas. E no pior das hipóteses, se não estivermos entendendo nada é só falar as palavras mágicas: BRASILEIRO, FUTEBOL, CARNAVAL. Ahh…..aí você já consegue prolongar a conversa para outro lada. Hahaha!!! O pessoal fica super interessado. Incrível!
Nesta semana eu estava na minha conta no YouTube e vi um video sobre as 29 maneiras de se manter criativo. Após ter visto achei que deveria fazer algumas daquelas coisas, pois uma delas eu já vinha fazendo a um tempo, pelo menos há uns 5 anos, nos meus antigos celulares. Eu vinha anotando minhas idéias no bloco de notas do celular. Até que ano passado, quando eu já tinha anotado mais ou menos uns 40 tópicos, meu blackberry resolveu dar um pau e apagar tudo. Putz!!! Então resolvi seguir uma das dicas: COMPRAR UM CADERNINHO DE ANOTAÇÕES e mantê-lo comigo pra onde quer que eu vá. Apesar de não lembrar de várias coisas que eu havia anotado anteriormente, pensei e achei melhor começar do zero novamente. E comprei também mais um outro caderno pra poder anotar frases e expressões que quero saber em outras línguas, chamado agora de USE OF ALL LANGUAGES. E é claro que vai ter coisas úteis, inúteis, besteiras, palavrões e a tal famosa frase que já sei em 18 línguas: Obrigado mamae pelo cavalo. (longa história do porque desta frase. Conto em outro tópico).
Sexta, como sempre tem alguém se despedindo, desta vez foi uma professora que resolveu dar tchau pra moçada. E por isso fomos alguns alunos e professores para se despedir dela no barzinho das despedidas e confraternizações: Beach House.
Descobri que a professora Natalie está indo pra Sydney pra estudar artes cênicas e tentar ser atriz. Achei muito bacana! Acredito que tem determinadas decisões que devemos não ter só coragem, mas acreditar que aquilo realmente pode acontecer e que você pode ser, além de feliz, realizado e construir algo que nem faz idéia ainda, mas que lá na frente pode fazer sentido. Devemos acreditar mais em nós mesmos e nas nossas vontades. Apesar de que somos levados a pensar muito mais com a razão, deveríamos agir, às vezes, impulsivamente e com o coração, desde que você tenha sentido que isso possa fazer a diferença pra você e poderá te fazer uma pessoa melhor.
Bom, ainda no Beach House, uma das amigas da Natalie, que também é professor, resolveu me fazer um elogio; disse que meu ingles é ótimo, que é muito bom conversar comigo pela minha variedade no vocabulário e uso dos tempos verbais, mas que devo prestar mais atenção nas preposições, principalmente. Opa!!! Pelo menos recebi uma análise quase de graça e expontânea num momento muito oportuno, pois meu tempo na escola está acabando e pude ver, por outra pessoa, que estou atingindo meu objetivo: melhorando meu ingles.
À noite no mesmo dia, resolvi sair com alguns amigos e ir conhecer a balada do Fridays. Legal é que tem muito Australiano; ou seja, risada garantida, pois tem umas meninas que se vestem tipo anos 50 e como os caras só podem entrar de sapato social e camisa de botão, fica todo mundo igual. Mas…nem é lá essas coisas como todo mundo havia falado anteriormente. Mas, bom pra conhecer.
Dia seguinte era dia de churrasco de vários brasileiros. União de aniversários. Resumindo: mais de 100 pessoas no Roma Park. Música, carne (pois era churrasco de brazucas), cerveja, diversão e muito bom papo. Coisas loucas acontecem também. Mas, juro. Eu estava quietinho.
No domingo foi dia de colocar as coisas em dia; dever de casa, arrumação do quarto, lavar roupas e meu primeiro post no meu blog. Agora acho que a coisa vai. Se tudo der certo, o blog vai bombar! Aee!!

See you!

Nenhum comentário:

Postar um comentário