terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Minha primeira semana na Austrália: A Adaptação


(Brisbane - Queensland)

E aí pessoal! Conforme havia dito, vou tentar fazer um compacto das minhas atividades aqui na Australia. Mais especificamente em Brisbane e região.

Bom...cheguei no sabado passado aqui na minha homestay. É uma casa de família onde vive apenas um casal. Ela é filipina e ele australiano aposentado da aeronáutica. Moro com mais dois estudantes, ambos do Japão. O sotaque deles é um bem carregado e difícil de entender as vezes, mas a gente consegue conversar e se comunicar um pouco. Eles ficam muito tempo trancado no quarto deles e eu nunca fecho a porta do meu quarto pra poder manter uma comunicação com todos da casa. Só fecho na hora de dormir, né! Óbvio!
A cidade é muito bonita. Mas no momento estou morando no subúrbio. É como se eu morasse no Dona Clara em BH e tivesse que pegar onibus todo dia para o centro de BH. É na zona 3, 15km de distância do centro, mais ou menos uns 30min de ônibus. Mas a diferença é que o sistema de transporte público funciona aqui. Alem de ser todo integrado, entre trem/bus/ferryboat, vc só paga pela distancia percorrida e nao o valor integral da passagem. Justo. Aqui parece os subúrbios que a gente vê nos filmes americanos. Nao tem muros, varias casas feitas de madeira, outras maiores feitas de alvenaria.... bem bonito. Lugar tranquilo pra caramba.
Aqui nao tem praia natural, pelo que eu soube, até tem, mas nao é possível tomar banho de mar aqui, pois além de nao ser habitável, devido a quantidade de mangue (pois tem um rio bem grande que corta a cidade, como em Recife) tem muito tubarão por aqui; tantos que até é possível encontrar alguns no rio, dizem. Pois eles vêem pra dentro da cidade pelo rio em busca de comida.
A única praia que tem na cidade é artificial. Mas muito bonita, pública, as pessoas respeitam e tratam bem o lugar, na maioria das vezes vão para passar o domingo e ver alguns eventos culturais que acontecem por ali, pois é integrado a um centro cultural de artes, museu, bares, cinema, restaurantes, universidade e outras coisas.
Bom, quanto a minha escola de inglês, comecei na segunda passada, já com um teste que todos os novos alunos tem que fazer pra mensurar seu nível de inglês. Ate que nao comecei mal, pois de uma graduação de 6 níveis no General English, eu comecei no nível 4 que é chamado de Intermediate. Tem um grupo considerável de brasileiros na escola e aqui na cidade. Ja conheci uma galera do Brasil. Mas, ate o momento, nao tem nenhum brasileiro na minha classe. De um total de 12, 6 são asiáticos e o restante é do mundo todo. Os asiáticos tem muita facilidade de vir pra ca pela distancia, assim sendo, eles são maioria em todos os lugares. Rs!
Mesmo tendo muito brasileiro gente boa pra caramba, tenho andado mais com os europeus, tanto na escola como fora dela. Não por opção, mas por afinidade. O que é bom pra mim pra poder forçar a falar inglês por mais tempo. Na minha sala já fiz quatro amizades com colegas muito bacanas: um espanhol, um turco, um francês e um chileno.
Aproveitei a semana para conhecer o máximo de pessoas, conversar muito e aprender um pouco como andar na cidade, pois a primeira semana é bem difícil devido o cansaço pela diferença do fuso horário (12h). Não dá pra estudar fora da escola pois toda hora dá sono.
Como é a minha primeira semana a galera fica querendo te mostrar tudo, né?! Então, mesmo cansado, fui numa festa na casa de um brasileiro, num bar na quinta e numa balada no sábado.
Ontem conheci Gold Coast. É uma praia muito conhecida, acredito que no mundo todo, chamada Surfers Paradise. Apesar de ser perto de Brisbane, gastamos 1h20 de trem e mais uns 20min de ónibus. Lá eu fiquei sabendo que o buraco da camada de ozônio está bem em cima da austrália. Por isso, mesmo usando um filtro solar (ruim) eu ainda fiquei um pouco queimado, apesar do sol só ter aparecido após as 13h.

Bom, por hoje acho que já dei todas as informações num resumo bem resumido, o que é bem difícil no meu caso. Se eu me lembre de mais coisas, eu conto no próximo capítulo. Quanto as fotos, vou tentando atualizar na medida do possível pelo celular e assim que eu comprar um máquina fotográfica por aqui.

Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário